SBM assina contrato com a Petrobras

Construção e operação do FPSO de Mero 2 marca retorno da empresa após longo período de bloqueio junto à estatal

A Petrobras assinou, na segunda-feira (10/6), contrato com o Grupo SBM para afretamento e operação do segundo sistema de produção definitivo do campo de Mero, localizado na área noroeste do bloco de Libra. A unidade será instalada no projeto Mero 2, a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro e lâmina d’água média de 2,1 mil metros, no pré-sal da Bacia de Santos.

Antecipada pela BE Petróleo, a contratação da SBM marcará seu retorno depois um longo período de bloqueio junto à Petrobras. A empresa irá operar por 22,5 anos o FPSO, que terá parte de sua construção realizada no Brasil, em modelo semelhante ao adotado por outras unidades afretadas pela Petrobras.

A nova unidade interligará até 16 poços e terá capacidade de processar até 180 mil bopd e 12 milhões de m³/d de gás. O início da produção está previsto para 2022. A plataforma se juntará ao FPSO Pioneiro de Libra – dedicado a sistemas de produção antecipada desde novembro de 2017 – e ao FPSO Guanabara, primeira unidade prevista para o sistema de produção definitivo do campo de Mero, com entrada em produção prevista para 2021.

“Com esta assinatura, completamos a contratação do arranjo de produção previsto para o campo de Mero no Plano de Negócios e Gestão 2019-2023. Ao final do período do plano, teremos dois sistemas de produção definitivos operando, que poderão somar até 360 mil barris petróleo por dia à capacidade de produção operada pela Petrobras. Com as informações já obtidas nos testes em realização, confirmamos o elevado potencial de produção do campo de Mero, que tem reserva estimada entre 3 e 4 bilhões de barris”, declarou Carlos Alberto Pereira de Oliveira, diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras.

O Consórcio de Libra é operado pela Petrobras (40%), em parceria com a Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC Limited (10%), tendo como gestora a Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA).

você pode gostar também